quinta-feira, 15 de março de 2007

Jornalismo Empresarial

O Jornalismo Empresarial abrange um amplo elenco de atividades desenvolvidas em empresas e entidades com vistas à divulgação de seus fatos e realizações. Na prática, ele compreende não apenas as ações de relacionameno com a mídia, mas a elaboração de veículos jornalísticos para comunicação com determinados públicos e com a sociedade em geral.

Essa área da comunicação, mais precisamente do jornalismo, vem pouco a pouco, se profissionalizando, assumindo também novos contornos. Recentemente, incorporou à sua perspectiva essencialmente institucional, praticada nos anos 70, 80 e até a metade da década de 90, uma visão negocial ou mercadológica, ou seja tem estado mais focado no " business", o que lhe confere maior importância estratégica.

O jornalista empresarial passou de mero executor de tarefas (redator de house organs, produtor de releases etc) a executivo da informação, respondendo pela leitura do macroambiente, pela planejamento e avaliação de oportunidades de divulgação e, felizmente, muitas empresas já não encaram como ócio a atividade regular, exercida pelo jornalista, de leitura cotidiana e criteriosa dos meios de comunicação.



O jornalismo empresarial tem recrutado excelentes profissionais na mídia convencional (pode-se citar sempre os casos do jornalista Miguel Jorge que, ao deixar a Volkswagen, onde fez escola como executivo competente, para comandar a comunicação em uma empresa do sistema financeiro, virou pauta da imprensa, assim como o do jornalista Walter Nori, que marcou época como executivo da Rhodia - " abrindo as portas da empresa" -e continua atuante no meio).

Hoje, o jornalismo empresarial se efetiva, também, nas associações de classe ou nas entidades patronais (FIESP, CNI etc), mas também nas empresas do chamado Terceiro Setor (esta competência pode ser vista, por exemplo, no Instituto Ethos ou na Rits - Rede de Informações para o Terceiro Setor ) e é responsável pelo incremento da circulação das informações na sociedade.

Felizmente, superamos o momento triste da ditatura, em que as empresas e entidades, premidas pela censura e mais ainda pela auto-censura, limitavam-se, quando muito, a emitir comunidados oficiais. O jornalismo empresarial concorreu para esta abertura e passou a ser uma exigência num mercado competitivo em que a transparência é um atributo indispensável.

quarta-feira, 14 de março de 2007

O que é Comunicação

Segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, comunicação é o ato ou efeito de comunicar-se. Ação de transmitir uma mensagem. A informação transmitida. Exposição oral ou escrita, sobre daterminadotema de teor científico, administrativo, político, jornalístico, religioso etc.

Esses significados vêm reafirmar que o processo de comunicação faz parte da condição humana.


Tipos de Comunicação

Comunicação Interna é aquela que se exerce entre a instituição e o seu público interno.

Comunicação Administrativa é o conjunto dos meios e procedimentos utilizados em uma Organização para transmissão de informações, ordens, solicitações, orientações etc. Reúne papéis, cartas internas, memorandos e etc.

Em muitos momentos, a comunicação administrativa entope os canais da organização, prejudicando as operações. As informações, em vez de chegarem ao último profissional da linha, estacionam no meio, em função de problemas gerenciais, do acúmulo administrativo e da excessiva quantidade de canais de comunicação.

Comunicação Social
é o tipo mais desenvolvido dentro de uma empresa. Envolve as áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Editoração, Marketing e Publicidade e Propaganda.

Sistemas de Informação
é um tipo de comunicação importante nas empresas pois é um tipo que agrerga as infromações armazenadas em banco de dados.

Comunicação Cultural
é uma área que normalmente não é estudade e trabalhada pelos profissionais. Esta é a área dos climas internos.
Se um gerente, diretor ou administrador deseja saber o que está se passando ao seu redor, deve medir a temperatura do clima organizacional, a partir da cultura interna, que é o poço dos costumes da comunidade.

A comunicação empresarial também se assemelha a uma boca. A metáfora da Boca quer significar a função da comunicação empresarial/organizacional por meio de cochicho, dos aconselhamentos.

Cada vez mais, a comunicação ganha status de consultoria estratégica, que se desenvolve por meio de funções de orientação de leitura do meio ambiente, da interpretação de cenários e de assessoria aos sistemas decisórios, principalmente em momentos de crise.

Conceitos

Os conceitos de Assessoria de Imprensa estão associados a dois aspectos fundamentais:

1- A necessidade de divulgar opiniões e realizações de um indivíduo ou grupo de pessoas.


2- A existência daquele conjunto de instituições conhecidas como meios de comunicação de massa.

Fala- se muito na função do assessor com relação ao público externo, vale lembrar que o público interno também é muito importante para a empresa, ele também define os resultados de uma organização.

terça-feira, 13 de março de 2007

Funções do Assessor de Imprensa

Segue abaixo as funções de um Assessor(a) de Imprensa:

* Realizar um levantamento das atividades, projetos, ações e serviços do seu cliente, fazendo o possível para que isso se torne notícia;

* Agendamento e acompanhamento de entrevistas coletivas, facilitando o trabalho do entrevistado e do entrevistador;

* Contato permanente com a mídia, sugerindo pautas e fazendo esclarecimentos necessários para a eficiência da matéria jornalística ser publicada;

* Elaborar textos (releases), que são enviados para os veículos de comunicação;

* Divulgar eventos;

* Editar jornais, que podem ser distribuidos interna ou externamente;

* Organizar entrevistas coletivas;

* Dar orientações de como lidar com a imprensa;

* Montar Clippings (cópia de notícias da empresa que forma divulgadas no meio de comunicação, uma espécie de backup);

* Sugerir assuntos para a mídia, indicação de pauta;

A Assessoria de Imprensa é realmente vantajosa, porque a divulgação do que a empresa considera importante, não é feita através da compra de espaço publicitário, e sim, através do interesse dos órgãos de comunicação em publicar o assunto.

quinta-feira, 8 de março de 2007

Assessor de Imprensa X Jornalista

Começando minhas pesquisas para o TCC me deparei com uma questão um pouco polêmica. Assessor de Imprensa é ou não é Jornalista?
Esse assunto vem sendo muito discutido, escuto falar sobre ele desde que entrei para a faculdade e acredito que bem antes já era um tema que gerava bastante controvérsia.

Qual é a diferença entre um assessor de imprensa e um jornalista?
Basicamente o "patrão". O jornalista trabalha para divulgar assuntos de interesse público, trabalha para um veículo de comunicação, já o assessor trabalha para uma determinada empresa, órgão e defende os interesses do mesmo.

Tive acesso a um texto de Eduardo Ribeiro, diretor secretário da Abracom, em que ele diz que o assessor de imprensa é sim jornalista mas não exerce uma atividade jornalística.
Concordo e discordo (risos!). Acredito sim que o assessor seja jornalista, pois, ele é um profissional que está sempre em contato com a mídia, produz notícias, pautas, tudo o que um jornalista faz. A única diferença é que ao invés de se divulgar determinado assunto de interesse público, o assessor visa os interesses da empresa onde trabalha mas essa atividade continua sendo jornalística.

Longe de ser solucionado, esse tema ainda será muito abordado. Precisamos é aceitar que com a mudança de mercado, salários melhores, está cada vez mais fácil encontrar jornalistas migrando dos veículos de comunicação em massa para o ramo de assessoria de imprensa que vem crescendo a cada dia.



Quem mais qualificado pode exercer a atividade do assessor de imprensa?

Quem mais qualificado pode fazer e manter contato com a mídia, além de um jornalista?

quarta-feira, 7 de março de 2007

O que é Assessoria de Imprensa?


A Assessoria de Imprensa é o conjunto de estratégias e ações desenvolvidas com o objetivo de estabelecer canais de comunicação entre uma empresa, entidade (organização patronal, sindical, associação, partido político, ONG, universidade, instituto de pesquisa etc) ou mesmo uma pessoa (um político, um empresário, um artista etc) , os meios de comunicação, em geral, e os profissionais de imprensa, em particular.

A assessoria de imprensa pode ser realizada internamente em uma empresa ou entidade, mas também ( o que tem sido cada vez mais comum no mercado) ser entregue a uma empresa especializada, que se incumbirá deste trabalho. A assessoria de imprensa se vale, geralmente, de ações tradicionais, como a produção de releases (comunicados à imprensa), a realização de entrevistas coletivas e o contato regular com os veículos de comunicação (jornalistas, redações e etc), agora acelerado com as novas tecnologias, em particular a Internet.